Porque não se vê abelhas no inverno?

  1. A abelha rainha
  2. abelha rainha

O mundo das abelhas é realmente fascinante, não é mesmo? Mas porque no inverno elas não aparecem? Conheça o ciclo das abelhas!

No inverno, as abelhas ficam recolhidas no ninho, mantendo a temperatura interna da colmeia próximo dos 33 graus. Como elas mantém essa temperatura? Pela bateção de asas das operárias que produzem calor e aquecem a rainha! Toda a alimentação coletada nos demais períodos do ano, que estavam armazenadas, são consumidas no período do inverno.

abelha rainha

Abelha Rainha

Na primavera, aí sim, as operárias saem do ninho em busca do alimento nas flores. Quando as operárias começam a trazer alimentos, o ninho começa a ficar agitado e a temperatura interna aumenta. Assim, a rainha inicia a postura de ovos, sinal que indica a chegada da primavera, época quente, quando as abelhas começam a revoada em busca de alimentos. As operárias podem visitar mais de 500 flores durante o dia, trazendo alimentos muito além de seu próprio peso!

O ninho fica mesmo agitado é no verão! A rainha começa a postura dos ovos dos zangões e, em seguida, os ovos das futuras rainhas. A antiga rainha deixa o ninho, levando consigo cerca de metade das operárias. Dái, a rainha que empossou o trono sai para acasalar e depois volta ao ninho para a início da produção de ovos.

No outono, o ritmo da colmeia cai um pouco. Com a chuva prolongada, as operárias não conseguem sair do ninho. Mesmo assim, elas conseguem coletar néctar, pólen e resinas que transformam em própolis e são armazenados no ninho, preparando-os para o inverno onde os alimentos ficam escassos, as abelhas operárias começam expulsar os machos, o que faz a rainha diminuir a produção de ovos.

Gostou? Que tal soborear um delicioso mel extraído in natura? Na APIMAIS tem! Temos também própolis. Entre em contato conosco e saiba mais.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *