Os grandes benefícios do mel

  1. mel beneficios

Conhecido desde a Antiguidade, o mel foi, durante muito tempo, o único produto doce usado pelo homem em sua alimentação, até ser substituído, gradualmente, por açúcares refinados manufaturados, de qualidade incomparavelmente inferior, como os extraídos, da cana-de-açúcar e da beterraba. Conheça agora os grandes benefícios do mel!O único alimento doce com benefícios reais

O mel é, na verdade, o único produto doce que contém proteínas e diversos sais minerais e vitaminas essenciais à nossa saúde. É ainda um alimento de alto potencial energético e de conhecidas propriedades medicinais. Além disso, o mel é dos poucos alimentos de reconhecida ação antibactericida, que contém em proporções equilibradas: fermentos, vitaminas, minerais, ácidos e aminoácidos.

Fácil digestão pelo organismo

Do ponto de vista alimentar, a grande vantagem do mel sobre os açúcares refinados está no próprio processo de assimilação de nosso organismo. O açúcar refinados – como o da cana-de-açúcar, por exemplo – precisa passar por um processo de inversão no aparelho digestivo para ser convertido em açúcar simples. Durante este processo, diversas substâncias são “roubadas” de nosso organismo, isto é, nosso corpo extrai preciosas substâncias de suas reservas para auxiliar a digestão do açúcar.

O mel, por outro lado, é um alimento  de fácil digestão e prontamente assimilado, constituindo-se em uma fonte de energia.

Um alimento incomparável!

Vejamos uma comparação: o açúcar refinado só contém sacarose. Em 100 gramas de açúcar, somente 0,1% é composto de água, sendo os 99,9% restantes compostos de sacarose. Ao passo que 100 gramas de mel contém 17,2% de água, 0,4 a 0,8 de proteínas (aminoácido), 81,3% de açúcares compostos de: 38,19% de frutose; 31,28% de glucose; 5%de sacarose, 6,38%matose e outros dissocarídios; e o restante de amido e outros polissacarídeos. A eles se agregam 3,21% de vitaminas, sais minerais, oligoelementos, substâncias bactericidas, como sangue: 3,5 mg de vitamina C; 5mg de sódio; 10 mg de potássio; 5 mg de cálcio; 6 mg de manganês; 0,6 de ferro; 16,0 mg de cobre; 33 mg de fósforo, 5,0 mg de enxofre e outras substâncias em ínfimas quantidades, mas com efeitos certos a favor do organismo.

Encomende agora seu mel na APIMAIS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *